3.1 Recomendação
Ao efetuar sua matrícula, o aluno deve fazê-lo em um número de disciplinas que, efetivamente, possa cursar com sucesso. O aluno poderá matricular-se no máximo em 7 (sete) e no mínimo em 2 (duas) disciplinas em cada semestre letivo.
3.2 Matricula
Para sua plena integralização curricular o aluno terá que cursar no mínimo duas disciplinas optativas, perfazendo uma carga horária mínima de 120 horas para essa componente curricular (conforme Projeto Pedagógico do Curso de Matemática).
Obs: O aluno somente poderá matricular-se em disciplinas optativas após ter cursado, com aprovação, todas as disciplinas dos 5 (cinco) primeiros períodos
3.3 Matricula
Para a matrícula em estágio supervisionado exige-se que o aluno efetue pré-matrícula junto à Coordenação do Curso com antecedência mínima de 15 (quinze) dias úteis antes de iniciar o período de matrícula do semestre
3.4 Regime de matrícula
O regime de matrícula nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática obedecerá aos seguintes critérios:
a) O aluno será matriculado no respectivo período, sendo que deverá cursar todas as disciplinas do seu período e disciplinas em débito de períodos anteriores.
As disciplinas em débito são em número maior ou igual a três.
3.5 Disciplinas em Débito
a) Denomina-se disciplina em débito aquela que não foi cursada, ou que o aluno não logrou aprovação e que consta no período normal do aluno.
b) A matrícula nas disciplinas em débito será obrigatória e sem direito a trancamento nas mesmas.
c) A diferença entre o período normal do aluno e o período de disciplinas em débito não deverá ser superior a 2 (dois).
d) Havendo incompatibilidade horária entre as disciplinas do período normal e as disciplinas em débito, ou entre as disciplinas em débito, a matrícula na de menor período será obrigatória.
3.6 Opção de curso
Após o aluno ter concluído todas as disciplinas dos 4 (quatro) primeiros períodos, deverá ser feita opção entre Licenciatura, Bacharelado.